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Nossa História

Publicado: Terça, 15 Outubro 2019 12:43 | Última Atualização: Quarta, 12 Junho 2024 11:16 | Acessos: 1336

        O Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar (Pq R Mnt/3) tem suas origens ainda no início dos anos 40, para atender a crescente necessidade de apoio de manutenção ao material motomecanizado adquirido pelo Exército durante a preparação para a Segunda Guerra Mundial e, desde cedo, vem mostrando sua vocação natural para a manutenção de veículos blindados.
        Ao longo de sua valorosa história, foram recuperadas e repotencializadas no Parque 3 as viaturas blindadas que formaram, cada qual ao seu tempo, a vanguarda do nosso poder de combate. Por aqui passaram os históricos carros M4 Sherman, M3 Lee, M3A1 Stuart e M3 Half Track; as VBC CC M41, VBC OAP M108, VBTP M113, VBC CC Leopard 1 A1, VBTP EE-11 Urutu e VBR EE-9 Cascavel fabricados pela ENGESA, chegando recentemente as VBC OAP M109 A5/A5 +BR, VBTE Remn M992 A2, VBC DAAe Gepard 1 A2 e VBC CC Leopard 1 A5 BR.
Fruto da experiência adquirida ao longo dos anos manutenindo, principalmente viaturas blindadas, foram realizados projetos que tiveram como alvo as viaturas ENGESA Urutu e Cascavel, onde além da recuperação do motor e caixa, o Parque desenvolveu a substituição do acionamento dos sistemas de bloqueio de diferencial e navegação, da base da caixa de direção, do sistema de alerta de superaquecimento e do painel de instrumentos, bem como prospectou novos fornecedores para os tanques de combustível e as engrenagens do bumerangue; tudo com o intuito de reduzir os custos decorrentes da escassez de empresas fornecedoras.
         Da viatura M113 foram produzidas no Parque as polias, mancais, eixo do ventilador do motor, buchas e eixo das rodas de apoio. Também foram desenvolvidas uma fresadora especial, para usinar o encaixe da espiga do braço da polia tensora no próprio chassi do M113, um suporte de baterias, a coroa da polia motora, bem como a recuperação do cubo da polia tensora, reduzindo substancialmente os custos de importação destes componentes.
        Para o Obuseiro autopropulsado M109 foram nacionalizados os sistemas de arrefecimento e de geração de eletricidade com a confecção de um kit nas oficinas do Parque, que permite a substituição do sistema original de engrenagens e eixos por um mais simples, com polias e correias para acionar os ventiladores, o que também possibilitou a troca do alternador original e importado por um de uso corrente no Brasil. Outros componentes já desenvolvidos para estas viaturas são o reservatório de combustível, o kit para recuperação de embreagem magnética do solenoide do motor elétrico da torre.
        Além de sua vocação natural para o apoio de manutenção de blindados, ao longo de sua história, o Parque 3 tem cumprido diversas missões ligadas ao ensino, tendo conduzido cursos de especialização para sargentos e civis, conduzido estágios de área (CMS) e setoriais (COLOG/C Mat), bem como aplicando estágios diversos para os usuários dos equipamentos manutenidos por esta unidade e sediando, desde 1973, o primeiro Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva, do Quadro de Material Bélico do Exército.
        Atualmente, para atender as demandas da excelência gerencial e de eficiência na atividade de manutenção, diversas mudanças vem ocorrendo nesta OM, tais como a criação da Seção de Estudos e Projetos (SEP), que tem como objetivo principal a prospecção para a nacionalização de componentes e sistemas, e mais recentemente, a criação da Chefia de Planejamento, Preparação e Controle da Produção (PPCP) e a Seção de Logística, que visam otimizar a atividade produtiva do Pq R Mnt/3.
        O Projeto que envolveu o apoio de manutenção às viaturas blindadas Leopard 1 A1 e A5 recebeu prioridade para os estudos no Parque, que recentemente foi nomeado como Organização Militar Indutora e Catalisadora do Conhecimento (OMICC) para a frota alemã de blindados (Leopard/Gepard). Nos últimos anos foram desenvolvidos um dispositivo para reboque (cambão), dispositivos obturadores para aplicação nas lunetas TZF e TRP, inversor estático/rede V do Gepard, e o Acoplador Eletrônico de Disparo para AIMTEST (AEDA) que possibilita a utilização do redutor de calibre da VBC CC Leopard 1 A1 na VBC CC Leopard 1 A5 BR. Encontram-se em andamento os trabalhos de engenharia para produção de fixadores, das almofadas das lagartas, coroa da polia motora, conjunto de mangueiras do sistema hidráulico, parafusos, além do desenvolvimento, já em processo de finalização, de uma fonte auxiliar de energia para manutenção destas viaturas blindadas.
        Paralelamente aos seus encargos de manutenção, o Parque 3 tornou-se órgão supridor de componentes e conjuntos para viaturas blindadas de origem alemã. Fruto desta nova missão, o Pelotão de Suprimento tornou-se uma das prioridades com investimentos significativos nas áreas de pessoal e de infraestrutura para gerenciar e executar esta crescente função logística no Parque.
        Valendo-se da experiência acumulada ao longo de 80 anos de dedicação à manutenção, em que nunca se furtou de aceitar os desafios inerentes à evolução dos Sistemas e Material de Emprego Militar (SMEM), o Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar olha para o futuro ciente da importância do seu papel em um Exército que busca, paulatinamente, superar hiatos tecnológicos com o mínimo possível de dependência de fornecedores externos. Para tal, seus integrantes encaram a missão de ir além do simples emprego das técnicas correntes de manutenção, pois sabem da importância de desenvolverem respostas melhores para os novos desafios.
Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar: Projetando a manutenção de um novo Exército.

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